sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BELEZA NEGRA - 2006

















Em 2006, houve o projeto "Beleza Negra", projeto conjunto do 1º e 3º turnos (Ensino Médio), onde foi destacada a contribuição do negro na cultura brasileira e também a questão da valorização da imagem, com um concurso de beleza de afro-brasileiros. Além do desfile, houve apresentação de grupos afro e de rap e hip-hop.

































GINCANA CULTURAL - 2007 - FOTOS











Estas são as fotos da Gincana Cultural de 2007, que seguiu os moldes do projeto de 2005/2006. Apresentações (música, dança, declamação de contos ou poemas e paródias de cunho social/político)

GINCANA CULTURAL - 2005






A GINCANA CULTURAL é um evento organizado pelas profs. Maria Ângela Pinto e Zenólia Maria de Oliveira Ruthner e ocorreu a partir de 2005. Cada turma apresentou uma paródia, uma música em inglês, uma declamação de conto ou poesia e um número de dança.

A equipe do projeto:
Todos os trabalhadores em educação do 1º e 3º turnos da E. E. Padre João Bosco Penido Burnier (Ensino Médio)

JUSTIFICATIVA:

Vivemos em um mundo globalizado, no qual estamos constantemente em contato com diferentes formas de expressão cultural. Tal diversidade atinge a todos nós e, em especial, aos jovens que estão abrindo-se para este mundo.
Pensando nisto, nós, da Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier, decidimos desenvolver o projeto “Burnier Fest” com o objetivo de integrar e envolver alunos e educadores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, para que estes alunos possam mostrar, na sua comunidade, suas habilidades no mundo das Artes, tais como a literatura, a música e a dança.
A região na qual a Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier está localizada é extremamente carente de espaços e eventos culturais. Tal área engloba os bairros Lindéia, Regina, Durval de Barros, Palmares e também áreas limítrofes do município de Contagem. Por isto, a escola passa a ser um dos únicos locais onde a comunidade pode expressar-se artisticamente.
É preciso dar aos alunos a oportunidade de ser um agente cultural de seu tempo, e não apenas um consumidor passivo da “cultura de massa”. Aos alunos deve ser ofertada a chance de desenvolver e apresentar suas potencialidades artísticas para que assim contribuam e enriqueçam o cenário da comunidade onde vivem e também de seu Estado.
P projeto “Burnier Fest” pretende atingir três necessidades básicas da comunidade escolar: o uso da arte como mecanismo de combate à violência e à criminalidade; a conscientização do aluno como agente cultural ativo e, por último, o papel da diversidade cultural na formação da comunidade escolar.
Nossas estratégias visam os seguintes pontos:
- Organizar o “Burnier Fest” (primeiro festival de música e dança da Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier)
- Promover apresentações de grupos de dança e música realizadas pelos alunos e instrumentistas da comunidade sendo, na área musical, os seguintes estilos: composição original, “cover” em língua inglesa e canção religiosa nos mais diversos ritmos e estilos. Na dança, os estilos contemplados serão: dança de rua (nas diversas modalidades), forró (“calipsomania”) e samba (e suas variações).
- Estabelecer parcerias para a realização do projeto.
- Organizar a pré-seleção que antecederá a apresentação do projeto e selecionará os melhores trabalhos.
- Criar e operacionalizar os instrumentos de divulgação do projeto.
- Fazer o registro áudio-visual do projeto para a memória cultural da escola e da comunidade.
- Organizar as equipes de trabalho do projeto e suas atribuições.
Neste patamar, esperamos alcançar a redução da violência e da evasão escolar envolvendo educadores, educandos e comunidade em atividades culturais e promovendo a prática das mesmas, desenvolvendo o trabalho de parceria e de equipe em prol do bem-estar de todos os envolvidos. Esperamos afastar os jovens da criminalidade e, por fim, aumentar a auto-estima destes jovens, proporcionando a vivência e o diálogo com os alunos na construção de relações sociais mais igualitárias e humanísticas.
Todas as ações propostas pelo projeto “Burnier Fest” visam despertar os educadores e educandos para perceber e valorizar a diversidade cultural de sua comunidade e de seu Estado.







3– OBJETIVO GERAL:
Criar oportunidades aos alunos para desenvolverem suas potencialidades artísticas em um projeto de alcance social e cultural e de caráter participativo e educativo, envolvendo toda a comunidade escolar.

4– OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1 – Organizar o “Burnier Fest”
2 – Organizar as equipes de trabalho compostas de alunos e profissionais da educação e suas respectivas funções.
3 – Estabelecer parcerias para realizar o projeto.
4 – Inscrever alunos e instrumentistas da comunidade para a participação no “Burnier Fest”.
5 – Organizar tempo, espaço e recursos necessários no desenvolvimento e execução do projeto.
6 – Apresentar o projeto para a comunidade escolar.
7 – Acompanhar e avaliar o projeto

5– RESULTADOS ESPERADOS:
1 – Desenvolver e enriquecer as potencialidades sócio-culturais dos alunos e da comunidade.
2 – Reduzir o envolvimento com a violência e a criminalidade na comunidade.
3 – Melhorar a auto-estima dos educandos, educadores e da comunidade.

6– ABRANGÊNCIA DO PROJETO:
1 – Todas as disciplinas, professores e alunos do Ensino Médio.
2 – Todos os servidores da escola.
3 – Familiares dos alunos da escola e demais membros da comunidade.






FESTA DO FOLCLORE - PROJETO INTERDISCIPLINAR



Idealizado pela prof. Nilza de português, a Festa do Folclore procura celebrar as riquezas culturais de nosso país.

Esporadicamente, aproveitando-se de eventos internacionais como Olimpíadas ou Copa do Mundo, são explorados os folclores dos países participantes.

Cada turma fica responsável por fazer cartazes, comidas e bebidas típicas de determinado Estado ou país além de ter que apresentar um número de dança ou música típica.

A Festa do Folclore é tradicional na escola e as apresentações dos grupos de música e dança são abertos à comunidade.

As fotos são da festa do Folclore de 2004.









JOGOS DO BURNIER - PROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

As fotos são do Campeonato de 2004:


A prof. Marina Paulinelli organizou os jogos do Burnier, com diversas modalidades esportivas como vôlei, futebol e handebol feminino e masculino.

Participam todas as turmas formando equipes para a disputa das partidas. A escola toda participa prestigiando o evento nas arquibancadas.

A torcida mais animada e bem comportada também é premiada no evento.

Os jogos do Burnier já acontecem desde o início dos anos 2000.









As seguintes fotos são do campeonato de 2005: